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Contabilidade em Risco: As Consequências da Falta de Orientação na área SST no eSocial para seu cliente

O eSocial trouxe consigo uma série de mudanças significativas para a gestão de empresas, e a área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) não foi exceção. Desde 2021, as empresas são obrigadas a enviar eventos de SST ao portal do governo, sob pena de multas e outras sanções.

No entanto, muitas empresas ainda não estão em conformidade com essa nova exigência, o que coloca em risco não apenas a saúde e segurança dos seus trabalhadores, mas também a própria segurança jurídica da empresa. E, nesse cenário, as empresas de  contabilidade também têm um papel crucial a desempenhar.

A Responsabilidade da Contabilidade no eSocial

Embora a responsabilidade pelo envio dos eventos de SST ao eSocial seja da empresa, as contabilidades podem e devem orientar seus clientes nessa tarefa, pois os profissionais contábeis possuem o conhecimento técnico na Folha de pagamento e a consultoria ou clínica tem conhecimento técnico de SST embasando através de programas e laudos as informações que são enviadas das empresas ao eSocial.

No entanto, muitas contabilidades ainda não estão preparadas para essa nova demanda. Isso significa que um grande número de empresas está correndo o risco de ser multada pelo governo por falta de envio, pelo envio das informações falsas, incompletas ou até mesmo incorretas dos eventos de SST.

Os Riscos para as Contabilidades

Além dos riscos para as empresas clientes, a falta de orientação em SST no eSocial também pode trazer consequências negativas para as próprias contabilidades.

Confira alguns dos principais riscos:

  • Perda de clientes: Empresas que se sentirem prejudicadas pela falta de orientação em SST podem buscar outras contabilidades que ofereçam esse serviço.
  • Dano à reputação: A contabilidade pode ter sua reputação manchada se seus clientes forem multados por falta de envio dos eventos de SST.
  • Processos: Em casos mais graves, a contabilidade pode ser responsabilizada por danos causados à empresa cliente por falta de cumprimento das obrigações de SST.

Como se Preparar para o eSocial na área de  SST?

Para evitar esses riscos, as contabilidades precisam se preparar para o eSocial na área de  SST. Isso significa:

  • Buscar conhecimento: É importante que os profissionais contábeis se atualizem sobre o novo momento  do eSocial na área de SST e as melhores práticas para a contratação de empresas qualificadas no mercado de SST
  • Estabelecer parcerias: As contabilidades podem buscar parcerias com profissionais especializados em SST para oferecer um serviço completo aos seus clientes, visto que essas parcerias agregam valor aos escritórios contábeis

 

A SST é um tema de extrema importância para as empresas, e o eSocial apenas reforçou essa necessidade. As contabilidades que não se prepararem para essa nova realidade correm o risco de perder clientes, manchar sua reputação e até mesmo serem responsabilizadas por danos causados às empresas clientes.

Por isso, é fundamental que os profissionais contábeis busquem conhecimento,  e estabeleçam parcerias para oferecer um serviço completo de orientação em SST no eSocial.

Ao fazer isso, as contabilidades não apenas estarão ajudando seus clientes a cumprirem suas obrigações legais, mas também estarão construindo um futuro mais seguro e saudável para todos.