A saúde do trabalhador é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo e isso ocorre porque ela afeta diretamente a produtividade e o sucesso das empresas. Cuidar da saúde e do bem-estar dos trabalhadores não é apenas uma questão ética, mas também estratégica, pois essa atitude impacta diretamente nos resultados financeiros da organização.
Pensando nisso, explicamos a seguir os pontos que você deve investir para impulsionar o sucesso do seu negócio. Confira!
Ambiente de trabalho seguro
Um ambiente de trabalho saudável e seguro é capaz de proporcionar uma série de benefícios para uma empresa. A primeira vantagem é a redução do absenteísmo, ou seja, das faltas no trabalho. Outro comportamento que tem uma queda nessas circunstâncias é o presenteísmo, quando os colaboradores estão presentes na firma, porém sua produtividade é mínima. Por fim, mas não menos importante, a rotatividade de funcionários também cai, o que diminui os gastos e economiza também o tempo da equipe de Recursos Humanos (RH).
Além disso, funcionários saudáveis tendem a ser mais engajados, motivados e criativos, o que com certeza se transformará em mais eficiência, inovação e desenvolvimento para sua empresa!
Medidas preventivas de saúde
Para garantir a saúde dos trabalhadores, é fundamental que a empresa adote uma série de medidas preventivas. Dentre elas, destaca-se um cronograma de realização de exames médicos admissionais, periódicos e demissionais.
Os exames admissionais são obrigatórios e devem ser realizados antes da contratação do trabalhador, com o objetivo de avaliar se ele está apto para exercer a função que irá desempenhar. Além disso, eles são importantes porque verificam a aptidão do funcionário e também detectam possíveis problemas de saúde que podem ser agravados no ambiente de trabalho.
Já os exames demissionais são realizados no momento em que um funcionário está se desligando da organização e têm como objetivo verificar se esse colaborador apresenta alguma doença ou lesão relacionada ao trabalho. Eles são essenciais para proteger sua saúde e a dos atuais empregados, além de ser uma obrigação legal prevista na legislação trabalhista brasileira.
Por fim, os exames periódicos são importantes para avaliar a saúde dos funcionários ao longo do tempo e detectar possíveis problemas de saúde que possam impactar no seu desempenho. Eles costumam ser realizados anualmente, porém a frequência pode variar de acordo com o tipo de trabalho e os riscos envolvidos. Seus resultados ajudam a identificar problemas de saúde em estágios iniciais, permitindo que sejam tratados antes de se tornarem mais graves e possivelmente incapacitantes.
Outro fato que merece destaque é que são esses exames que monitoram a eficácia das medidas de segurança implementadas pela empresa, como equipamentos de proteção individual e medidas de controle de substâncias perigosas.
PGR
A sigla PGR significa “Programa de Gerenciamento de Riscos” e representa um conjunto de medidas preventivas que identifica, estuda e estabelece métodos de controle para os riscos presentes em uma empresa. Seus objetivos são evitar acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e promover a saúde e a segurança dos funcionários.
Ele se baseia em quatro fundamentos: Identificação dos riscos, determinação do grau, plano de ação e monitoramento. Ao investir em um bom PGR, sua empresa cumpre as obrigações legais, previne acidentes de trabalho, contribui para a segurança dos colaboradores e ainda economiza bastante. Como esse assunto é um pouco longo, preparamos um conteúdo exclusivo sobre ele para você!
Saiba mais sobre cada processo do PGR e suas vantagens!
Clínica de Saúde Ocupacional
Todos os serviços descritos acima só podem ser realizados com responsabilidade e entendimento por uma Clínica de Saúde Ocupacional. Ela é a organização encarregada de administrar os médicos do trabalho, exames laborais e produzir o PGR.
Com o auxílio de sua tecnologia e experiência, seu negócio terá inúmeras vantagens competitivas em relação ao mercado. Isso porque os sistemas tecnológicos oferecidos pela clínica vão ajudar sua empresa a gerenciar as demandas de RH com mais eficiência.
Por exemplo, um sistema de gestão de saúde dos funcionários ajudará sua empresa a acompanhar a saúde deles e fornecer suporte personalizado para quem precisar de cuidados específicos. Outro benefício é a ferramenta de análise de dados, que oferecerá suporte para identificar tendências de saúde e áreas que precisam de melhorias.
Vale ressaltar que a saúde do trabalhador nunca deve ser vista como um custo, mas sim como um investimento a médio e longo prazo. Os benefícios que ela pode trazer para a empresa são inúmeros e podem ser sentidos pelos colaboradores, pelos clientes, e pela sociedade. Cuidar da saúde e segurança de quem trabalha com você é uma atitude responsável e que irá trazer grandes retornos para a sua empresa.
Fale com a GSO!
Para essa missão você pode contar conosco! A Clínica GSO está há 10 anos no mercado oferecendo segurança e saúde para muitas empresas e a sua pode ser a próxima. Entre em contato para tirar suas dúvidas e solicitar um orçamento!